A IATI – Incubadora Acadêmica de Tecnologia e Inovação é uma ação para a promoção do Empreendedorismo e Inovação. Se destina a apoiar as empresas inovadoras de base tecnológica, advindas de estudantes da FEMA ou da comunidade regional, aproximando o meio acadêmico do mercado empresarial, estimulando a postura empreendedora e gerando produtos e serviços inovadores.
Sua forma de atuação está fundamentada na realização de programas próprios, atuando como ponte entre empresas e pessoas, apoiando quem quer gerar mudança de verdade, o que alimenta o ecossistema acadêmico de inovação. Desta forma, conta com a ajuda de grandes parceiros.
Com essa mentalidade, o selo que classifica as empresas participantes como pré-incubadas, incubadas ou graduadas foi desenvolvido por Jacson Silveira, que com o seu conhecimento e experiência profissional ajuda a construir sonhos. Jacson é designer especialista em marcas e identidades visuais, graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda, atuando na área de criação a mais de 12 anos.
“Sou um apaixonado por branding, por isso meu propósito é, através do design, ajudar empresas e organizações a se posicionarem corretamente no mercado e se conectarem com os seus clientes levando em conta o seu DNA, seus princípios e seus valores”, destaca Jacson.
A Incubadora conta hoje com seis empresas pré-incubadas e dez empresas incubadas, sendo que destas três atingem o estágio de graduação no próximo mês. Juntos, acadêmicos, professores, parceiros, empresários, comunidade e as dezesseis empresas incubadas compõe o ecossistema acadêmico de inovação.
Sem a ajuda de grandes parceiros não seria possível realizar as ações a que se destina com o mesmo sucesso. “Acreditamos que não estamos sozinhos e que, para mudar uma realidade, basta encontrar pessoas dedicadas e comprometidas e se unir a elas”, enfatizou Nedisson Gessi, CEO da IATI.
Essa integração vem ao encontro da missão da FEMA de gerar, socializar e aplicar conhecimentos para ser referencial positivo na educação, na cultura e na informação, contribuindo ao desenvolvimento, à cidadania e à qualificação de pessoas, atendendo aos interesses e às demandas da sociedade.