A IATI – Incubadora Acadêmica de Tecnologia e Inovação é uma ação para a promoção do Empreendedorismo e Inovação. Se destina a apoiar as empresas inovadoras de base tecnológica, advindas de estudantes da FEMA ou da comunidade regional, aproximando o meio acadêmico do mercado empresarial, estimulando a postura empreendedora e gerando produtos e serviços inovadores.

Com o objetivo de apoiar novos empreendedores na produção e prestação de serviços caracterizados pelo conteúdo tecnológico e pela inovação de seus processos e modelos de negócios, a Incubadora abre semestralmente edital para incubação. Os empreendedores devem apresentar o plano de negócios que é avaliado por uma banca. Se aprovadas, as empresas passam a ser incubadas, ou seja, contam com o apoio e a infraestrutura da IATI.

No último mês, sete empresas foram avaliadas e aprovadas, passando a fazer parte do ecossistema acadêmico de inovação: IUBI, Owl Video, Disagro Com. e Representação Ltda, Envolvita Soluções em Saúde, Fernanda Machado Arquitetura, Imobiliária Jaeger e Manufatura Aditiva – Impressão 3D.

Uma comissão avaliou a viabilidade técnica do empreendimento, o grau de inovação e o potencial empreendedor das propostas. 

“A partir deste momento todas as empresas recebem acesso às mentorias empreendedoras, tecnológicas, de gestão, mercado e capital. Inicia-se também o processo de networking e coworking, essenciais para o desenvolvimento das novas incubadas”, enfatizou  Nedisson Gessi, CEO da IATI.

A Incubadora, que já possuía seis empresas pré-incubadas, oito empresas incubadas e duas empresas graduadas, passa a totalizar vinte e três empresas, que junto com acadêmicos, professores, parceiros, empresários e comunidade compõe o ecossistema acadêmico de inovação.