Na tentativa de aproximar a academia do mercado, nas noites dos dias 22 de novembro e 09 de dezembro, a Incubadora Acadêmica de Tecnologia e Inovação – IATI, desenvolveu atividades no curso de Direito, das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA), como intuito de aproximar os acadêmicos com a realidade do dia a dia do empreendedor.

A empresa English in University, que é especializada no ensino da língua inglesa desenvolvida exclusivamente para universitários e pré-universitários, e administrada por Amanda Gomes da Rosa e Rossano Gomes da Rosa, apresentou o seu case e ao mesmo tempo trouxe aos acadêmicos os principais desafios da empresa, que serviram de subsídio para serem trabalhados nos componentes curriculares de Direito Civil – Obrigações e de Direito Civil – Contratos, ministrados pelos professores Adriano Nedel dos Santos e Renata Maciel. Desta forma, os acadêmicos tiveram a oportunidade de buscar possíveis soluções para tais desafios e também por em prática o aprendizado em sala de aula.

Na disciplina do professor Adriano, os alunos fizeram a leitura prévia da legislação pertinente, e na noite do dia 22 de novembro foram divididos em três grupos para analisar materiais e documentos da empresa. Cada grupo apresentou suas conclusões a Amanda, representante da empresa English in University. Por fim, foi realizada uma discussão entre todos os acadêmicos.

“A atividade foi muito produtiva, a turma gostou muito e eu me surpreendi positivamente pois os alunos conseguiram abordar todos os tópicos principais dos materiais e documentos. Os alunos interagiram como se estivessem atendendo seu primeiro cliente, o que proporciona uma experiência real”, afirmou o professor Adriano.

Já nas aulas da professora Renata, a atividade envolveu os alunos do 4º semestre, disciplina de Direito Civil III – Contratos, e realizou-se em dois momentos. No primeiro momento, durante as aulas da disciplina, os alunos realizaram a revisão de dois contratos da empresa English in University, sendo um contrato de responsabilidade de cada uma das turmas envolvidas na atividade. Após a revisão dos contratos, em um segundo momento, seria realizada a apresentação das modificações para a representante da empresa. Tal atividade ocorreu no dia 9 de dezembro de 2019, na unidade III da FEMA, sendo que a representante da empresa participou via videoconferência. Um grupo de alunos ficou encarregado de apresentar as revisões para a empresa, sendo que os demais acompanharam a atividade, em alguns momentos contribuindo com sugestões.

“Acredito que a atividade tenha sido válida, tanto para os acadêmicos, que puderam ter contato com uma demanda real de maneira a consolidar os conhecimentos adquiridos na teoria, bem como para a empresa envolvida, que recebeu uma revisão e esclarecimentos quanto as suas demandas. Entende-se de suma importância, no ambiente acadêmico atual, a possibilidade de os acadêmicos terem contato com a realidade que fará parte de suas trajetórias profissionais, bem como desenvolverem a preparação e oralidade necessárias em tais situações”, destaca a professora Renata.

Para a acadêmica Paula Liandra Bütner, “A atividade realizada tinha como propósito a visualização da aplicação prática do conteúdo estudado durante todo o semestre na disciplina de Contratos. E foi exatamente o que nos proporcionou. Pudemos ver, de fato, como devemos proceder a análise do documento e orientar nosso “cliente”, fins de evitar conflitos e contradições no contrato, o que também contribui para a não ocorrência judicialização de processos desnecessários.”

“A atividade realizada na noite de 09/12/2019 foi de inestimável valor aos acadêmicos das disciplinas de Contratos, tendo proporcionado a aplicação do conteúdo estudado na sala de aula em contratos reais. A participação da representante da empresa também foi muito proveitosa, uma vez que permitiu aos alunos terem a experiência real de defesa dos interesses jurídicos da sua cliente. Assim, foi possível vivenciar um pouco do dia a dia dos profissionais do Direito, uma experiência deveras enriquecedora a todos nós estudantes”, destacou o acadêmico Rafael Osório Soligo.

Segundo a empresária Amanda, “a experiência com os trabalhos nas duas aulas de direito foram de grande valia pra a English in University, pois estamos em fase inicial da nossa Startup e o trabalho realizado pelos alunos juntamente com a orientação dos professores na elaboração e revisão da parte jurídica foi muito importante para darmos continuidade no projeto pesando sempre pelo correto em uma empresa, dentro das leis e conformidades. As aulas foram dinâmicas e 100% práticas, onde os alunos tiveram a participação e colaboração nos conteúdos. A apresentação do trabalho por vídeo conferência foi inovadora, fácil de visualizar e entender o que foi proposto em sala de aula. Estamos muito felizes em sermos incubados da IATI e agradecemos a oportunidade de sermos parceira da FEMA que está sempre pensando à frente para buscar o que há de melhor no ensino para os seus alunos”. Essa é mais uma das atividades desenvolvidas na FEMA que está investindo em tecnologias educacionais e novos métodos de aprendizagem para desenvolver profissionais altamente capacitados para enfrentar as demandas de uma sociedade cada vez mais complexa.