A Incubadora Acadêmica de Tecnologia e Inovação da FEMA, criada em 27 de setembro de 2018, conforme Resolução CAS nº 18/2018, é uma ação para a promoção do Empreendedorismo e Inovação, que se destina a apoiar as empresas inovadoras de base tecnológica, advindas de estudantes da FEMA ou da comunidade regional, aproximando o meio acadêmico do mercado empresarial, estimulando a postura empreendedora e gerando produtos e serviços inovadores.

A Incubadora Acadêmica de Tecnologia e Inovação (IATI) teve sua operacionalização inicial no Escritório de Práticas Contábeis e Administrativas, em anexo ao Clube Concórdia.

O diretor das Faculdades Integradas, administrador Antonio Roberto Lausmann Ternes destacou na sua criação: “A incubadora é mais uma ferramenta à disposição dos acadêmicos de FEMA e será muito útil no aprimoramento das competências ligadas ao empreendedorismo com tecnologia e inovação”.

A IATI optou por utilizar um modelo inovador de gestão da incubadora, o mesmo utilizado pela Universidade Stanford que é uma universidade de pesquisa privada situada em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos, e uma das instituições mais prestigiadas do mundo.
“O modelo utilizado na IATI não tem um local fixo, mas é possível utilizar todas as instalações da IES com prévio agendamento, aqui as incubadas participam das aulas, as demandas são resolvidas em conjunto com os acadêmicos e professores em sala de aula o que possibilita uma integração maior entre academia, novos negócios e comunidade”, ressalta Nedisson.

No dia 06 de dezembro de 2018, no auditório da Unidade I da Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA), foram apresentadas as potencialidades de Santa Rosa e região pelo diretor da TecnoPuc, Julio Cesar Ferst com o intuito de firmar uma parceria entre a FEMA e a TECNOPUC. Dentre os convidados que presenciaram a apresentação estavam o diretor administrativo da FEMA, Césio Carlos Albêa; o diretor das Faculdades FEMA, Antonio Ternes; o ministro Osmar Terra, grande incentivador da parceria, além de lideranças políticas, empresariais e comunitárias.

Na oportunidade, Júlio Cesar Ferst, da TecnoPuc, mostrou aos presentes um estudo realizado sobre os setores produtivos de Santa Rosa sob a ótica do empreendedorismo e da inovação. “A ideia é que os jovens consigam capacitação técnica aqui na região e não precisam sair para centros maiores. Com capital humano especializado é possível desenvolver políticas para atração de empresas e fortalecimento das empresas já existentes”, ressaltou. Nos últimos seis meses do ano de 2018, o diretor Júlio esteve na região uma semana por mês e fez inúmeras visitas nos setores público e privado além das instituições de ensino, a fim de firmar parcerias para o fortalecimento do ambiente de inovação. Dentre as conquistas destas visitas  podem ser citadas a criação do Projeto Prêmio de TCC, implantado pela FEMA; a contribuição para reformatação do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação; o Desenvolvimento de Minuta da Lei de Inovação para Santa Rosa; o Seminário sobre LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), evento FEMA; a Elaboração do Projeto Observatório da Região Fronteira Noroeste (Observa FNE); e a Elaboração do Projeto Prêmio Inovação, primeira rodada para ser executada na FENASOJA 2020.

As tratativas entre FEMA e TecnoPUc iniciaram em 2018, com grandes expectativas como o incentivo para a criação de mais Startups. “A parceria é fundamental pois traz avanços para todos os setores econômicos de Santa Rosa e região, como na educação, na saúde, na indústria e na gestão pública, dentre outros”, salientou o diretor Antonio Ternes.

A IATI começou a participar da STARTUP INOVA no dia 09/12/2018. O INOVA RS é um programa que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental e propõe a construção de uma agenda comum entre os atores dos ecossistemas de inovação dessas regiões. Esta agenda articula projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social das regiões.              

No início de 2019, foi firmada a parceria entre a FEMA e a PUC RS para a instalação de uma extensão do Polo Tecnológico da PUC RS. No dia 24 de março de 2019 a FEMA recebeu o Ministro Osmar Terra e o diretor do Polo Tecnológico da PUC RS – TECNOPUC Jorge Audi. Foi realizada uma reunião da qual participou o Diretor Administrativo, Césio Carlos Albêa; o Diretor das Faculdades Integradas, administrador Antonio Roberto Lausmann Ternes; o Prefeito Municipal, Alcides Vicini; os coordenadores dos Cursos Superiores da Instituição e demais representantes de entidades municipais.

Ainda no final de março de 2019, foram incubadas três empresas:

– DN2 – Agência de Desenvolvimento de Negócios, empresa voltada a assessoria em marketing, desenvolvimento web, branding, marketing digital, identidade visual, aplicativos, sistemas, material gráfico e posicionamento de mercado.

– AGREGAR GESTÃO EMPRESARIAL, uma empresa especializada em desenvolver softwares para a gestão de empresas. Nossos sistemas são desenvolvidos com alta tecnologia, armazenados em cloud (NUVEM), modular, ágil, confiável e prezando sempre a segurança das informações. Temos como objetivo oferecer informações e indicadores estratégicos, possibilitando um melhor entendimento do negócio.       

– English in University, uma Startup no ensino da língua inglesa desenvolvida exclusivamente para universitários e pré-universitários.

– Play2Make – inovação em processos que unem Inteligência Artificial e a Realidade Virtual, que desenvolve projetos com o objetivo de inovar os processos do cotidiano. O foco da empresa é transformar tarefas rotineiras em atividades lúdicas e atrativas usando a Gamificação, a Inteligência Artificial e a Realidade Virtual. Engajar, desenvolver e aperfeiçoar formam a premissa pela qual partem os projetos da Play2Make. A empresa acredita que a técnica da Gamificação, responsável por transformar situações determinadas em videojogos, tem o poder de engajar os usuários, fazendo com que haja interesse pelo processo apresentado no jogo.

Em 06 de maio de 2019, a empresa incubada Agregar Gestão Empresarial, administrada por Marcos Theisen e Evandro Hunsche, apresentou o seu case e ao mesmo tempo trouxe aos acadêmicos os principais desafios da empresa, que serviram de subsídio para serem trabalhados no componente curricular de Administração de Vendas, ministrado pelo professor Luigi Antônio Farias Lazarreti. Desta forma, os acadêmicos tiveram a oportunidade de buscar possíveis soluções para tais desafios e também por em prática o aprendizado em sala de aula. No decorrer dos meses de maio e junho a empresa participou de vários encontros com os acadêmicos que apresentaram soluções de melhoria a empresa.

No dia 14 de maio de 2019, as incubadas da IATI foram convidadas a associar-se a ACISAP de Santa Rosa, passando então a ter acesso ao networking que a entidade disponibiliza. A associação foi formalizada na 3ª edição do Happy Hour + Negócios.

No dia 21 de maio, a coordenadora de Inovação e Tecnologia da IATI, Denise Felber Chaves participou de uma reunião na ACISAP com o CEO da STARS, Aislan Menk. A reunião teve o objetivo de divulgar a Aceleradora que demonstra interesse em investir nas Incubadas da região. Neste mesmo dia Aislan reuniu-se com as incubadas da IATI para apresentar a Aceleradora.

Nos dias 19 a 23 de junho de 2019,  duas das empresas incubadas da IATI: Agregar Gestão Empresarial e DN2 | Agência de Desenvolvimento de Negócios, participaram da Indumóveis, uma feira inovadora, focada em negócios, que visa fortalecer a economia da região Noroeste através do fomento à Engenharia, Mobiliário, Arquitetura, Design e Construção.

Nos dias 15 e 16 de agosto de 2019, o coordenador de Tecnologia e Inovação da IATI, prof. Nedisson Luis Gessi, e a empresa Agregar, administrada por Marcos Theisen e Evandro Hunsche, participaram do evento Startup Summit – Tecnologia, inovação e empreendedorismo, que ocorreu em Florianópolis.

A IATI foi ainda Patrocinador do Startup Weekend Santo Ângelo, que ocorreu nos dias 25 a 27 de outubro de 2019. O Startup Weekend abre oportunidade a empreendedores, investidores, desenvolvedores, designers, profissionais de marketing e entusiastas de reunir-se, compartilhar, maturar e validar suas ideias, formar times e criar startups.

No dia 13 de junho de 2020, o CEO da Startup English in University, Rossano Rosa conversou com os acadêmicos sobre as fontes de inovação, as dificuldades com pesquisa, o desenvolvimento e a busca por novas inovações em uma atividade diferenciada no curso de Administração, das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA), como intuito de aproximar os acadêmicos com a realidade do dia a dia do empreendedor.

No mês de agosto de 2020 foram incubadas 6 novas empresas:

– Quemindica, uma plataforma on-line que permite qualquer usuário acessar orçamentos de serviços e produtos para a construção Civil, com o i ntuito de ter agilidade e praticidade com a vantagem do melhor serviço com preço competitivo e ser monetizado através dos Leads gerados e da Gameficação, tendo como diferencial a transparência por intermédio de avaliação de profissionais, lojas e usuários.
– SSO Ocupacional, que presta consultoria em Segurança e Medicina do Trabalho com foco em redução de acidentes e doenças do trabalho, adequação a legislação atual e treinamentos específicos de normas com o trabalho.
– Juristta, uma plataforma que pretende auxiliar no processo de ensino e aprendizagem para os alunos do curso de Direito. A base de construção da plataforma está nas metodologias ativas de gameficação, aprendizagem baseada em problema e problematização, além da simulação que aproxima a teoria da prática profissional.
– Leaper, Chatbot de atendimento que funciona como um assistente virtual em diversos canais de atendimentos disponíveis atualmente no mercado digital. Ele é responsável por captar, interagir, qualificar contatos para conversão em vendas. Além disso, a ferramenta conta com um painel de recebimento de contatos (dasboard) que poderá servir como sistema de base de dados para futuras ações comerciais de qualquer negócio.
– Pic Nic Baby Shop, uma loja o-nline de produtos infantis, produtos importados da área da puericultura que são difíceis de encontrar na região Noroeste. Itens que muitas mães/famílias buscam fora da região.
– Inovativa Web, uma empresa de desenvolvimento de sistemas com personalização por ramo de negócio para prestadores de serviços.

Nos dias 28 e 30 de outubro ocorreu a primeira edição do Workshop Startando uma Startup que teve o objetivo de desenvolver as competências e de estimular o empreendedorismo, bem como a formação de um time, a criatividade e a compreensão sobre validação de ideias, modelagem de negócios, MVP, ambientes inovadores, como criar um pitch eficiente e o universo das startups. A segunda edição ocorreu nos dias 11 e 18 de dezembro.

No início do mês de novembro a IATI ganha um site próprio sob o domínio http://www.iatifema.com.br/ e passa a divulgar suas ações no Linkedin, Facebook e Instagram com o usuário @iatifema.

No dia 17 de novembro de 2020, no YouTube e Facebook da FEMA Santa Rosa ocorreu o evento “Aprenda a captar recursos para STARTUPS”, com a presença de Leonardo Simão, empresário, investidor, empreendedor e mentor Endeavor. O palestrante é o desenvolvedor do Método 1EM100 para captação de recursos para Startups e Empresas Tradicionais.

No mês de novembro de 2020, a IATI firmou parceria com a COAN Inovação + Gestão, uma empresa de mentoria e aconselhamento de negócios relacionados com Gestão de Pessoas, Processos de Inovação e soluções para Educação Corporativa e em seu quadro de colaboradores possui professores com certificações internacionais, cumprindo uma das diretrizes da incubadora que busca construir um ecossistema de inovação visando beneficiar principalmente as empresas incubadas, comunidade local e regional.

No mês de novembro de 2020 ocorreu o evento “Transformação Digital e o Empreendedorismo Feminino”, As empreendedoras Bruna Paese, Katiuscia Schroer, Viviane Obadowski, Luciana Scherer e Fernanda M. Meinertz, mediadas pela Coordenadora de Inovação e Tecnologia da IATI, Denise Felber Chaves.

Em dezembro de 2020, a IATI firma parceria com o Atlantic Hub é uma empresa global com sede em Lisboa – PT com competências em diferentes áreas, como negócios, marketing, serviços financeiros e tecnologia. A empresa tem como Country Manager Brasil e Co-founder, o empresário Benício de Oliveira Filho, que destaca que a Atlantic Hub é responsável por oferecer a seus clientes o desenvolvimento de software, internacionalização de empresas e suporte a startups. A Atlantic Hub oferece serviços a empresas de todos os tamanhos, desde pequenas até grandes empresas, ajudando no alcance das metas e objetivos.